Morre o tradicionalista gaúcho Paixão Côrtes

O tradicionalista Paixão Côrtes, de 91 anos, faleceu na tarde desta segunda, dia 27, em Porto Alegre (RS). Em nota, o governador José Ivo Sartori diz que mais do que um estudioso da cultura do estado, ele era o símbolo da cultura gaúcha. “O tradicionalismo do Rio Grande do Sul perde seu maior representante”, lamenta.

O velório será realizado no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a partir das 10h. O governo ofereceu à família as dependências oficiais como forma de demonstrar a importância do maior tradicionalista gaúcho e a admiração do povo por ele. Também foi decretado luto oficial por três dias.

Sua história se confunde com a cultura do Rio Grande, e seu legado já faz parte da vida de todos os gaúchos. Nossos sentimentos aos familiares”, declarou Sartori logo depois de receber a notícia.

Imagem e Fonte: https://canalrural.uol.com.br/noticias/morre-o-tradicionalista-gaucho-paixao-cortes/

Penca Musical em Santana do Livramento

A Penca Musical acontecerá de 18 a 20 de maio, no CTG Presilha do Pago, em Sant’ana do Livramento. Nos dias 18 e 19, está programada a 1ª Penca da Música Instrumental e nos dias 19 e 20, será a vez da 14ª Penca da Música Nativa. O prazo para inscrições em ambos os eventos se esgota as 18 horas do dia 02/05/2018.

Para a Penca Instrumental, o material inscrito deve ser enviado para o email, pencainstrumental2018@hotmail.com. Poderão ser enviados no máximo 03 trabalhos do mesmo autor e/ou parceria.

A Comissão de Triagem e Julgamento selecionará 10 (dez) composições para serem
apresentadas no palco do festival nas duas noites eliminatórias, dividindo-se em 05 composições por noite, que concorrerão às premiações estabelecidas no regulamento da “1ª Penca da Música Instrumental”.

Os autores de cada música concorrente, receberá o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) a título de cachê. Não haverá premiação em dinheiro, apenas troféus aqueles que se destacarem nas seguintes categorias: Primeiro Lugar; Segundo Lugar; Terceiro Lugar; Melhor Melodia; Melhor Instrumentista; Melhor Arranjo.

As atividades continuam nos dias 19 e 20 de maio, com a realização da 14ª Penca da Música Nativa, festival de música inédita para intérpretes amadores. As inscrições deverão ser enviadas ou entregues no seguinte endereço: Av. 24 de maio nº 1312 – CEP 97.573-418 , aos cuidados de Rui Rodrigues .

A comissão avaliadora selecionará 14 composições para se apresentarem no dia 19/05/2018, das quais, 12 serão apontadas como finalistas e retornarão ao palco do festival no dia seguinte.

Não haverá cachês ou ajudas de custo. os destaques do festival serão premiados com troféus, de acordo com as seguintes colocações: Primeiro Lugar; Segundo Lugar; Terceiro Lugar; Melhor Arranjo, Melhor Melodia, Melhor Intérprete, Melhor Instrumentista, Melhor Conjunto Instrumental, Melhor Letra e Música Mais Popular.

Fonte: http://rondadosfestivais.blogspot.com.br/

Web Série Diário dos Trinta

O cantor e compositor Érlon Péricles lança a web série  Diário dos Trinta,  produção muito bem elaborada, cujo propósito é comemorar e relembrar os trinta anos de carreira artística deste que é um dos nomes mais importantes do cenário musical do Rio Grande do Sul.

Abaixo confira o primeiro episódio que já está circulando nas redes sociais.

Fonte: http://rondadosfestivais.blogspot.com.br/2018/04/diario-dos-trinta.html

Livramento e Rivera serão tema de documentário

Para quem mora aqui não é novidade a bela convivência entre Livramento e Rivera, entre brasileiro e uruguaio. Mas para quem chega de fora tem curiosidade de saber como é estar no meio de duas pátrias, duas línguas e tudo mais que torna nossa fronteira tão peculiar. E será isso que o documentário da Globo News irá abordar.

Mais uma vez nossa Fronteira da Paz nos holofotes!
Fonte: http://aplateia.com.br/VisualizarNoticia/41518/vivencia-de-fronteira-livramento-e-rivera-serao-tema-de-documentario-da-globo-news.aspx

Joca Martins e Baitaca lançam música

Extra, extra! Não é todo dia que somos presenteados com uma parceria até então improvável: Baitaca e Joca Martins. Expoentes de nossa música, cada um em seu segmento, os cantores decidiram gravar “Nem que o mundo venha abaixo”, do mestre Rodrigo Bauer, com melodia do Joca. “Sempre admirei o canto genuíno do amigo Baitaca, fazia muito tempo que queríamos gravar juntos. Essa música veio pra selar esta amizade e admiração em forma de música”, afirma Joca Martins. A letra defende nossa xucra tradição. “Mesmo que desça um disco voador no chão, não largo da tradição que é a raiz que me amadrinha. E nas antenas de um ET boto meu laço, ninguém mandou vim do espaço, ele que volte pra Varginha”.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/blog/reporter-farroupilha/post/joca-martins-e-baitaca-lancam-musica.html

7º Levante da Canção Gaúcha – Classificadas

O Levante da Canção Gaúcha é uma realização da Prefeitura Municipal de Capão do Leão através do Departamento de Cultura e Desporto e tem como motivação a Música Nativista e o Folclore.
O festival será realizado juntamente com a Festa de Aniversário do Município nos dias 12 e 13 de maio de 2017 na Praça João Gomes/centro e as apresentações serão distribuídas da seguinte forma:
• 12/05 (sexta-feira) – Apresentação das músicas concorrentes, fase eliminatória.
• 13/05 (sábado) – Finalíssima do 7º Levante da Canção Gaúcha.
A triagem foi realizada no dia 15 de abril, e das quase 600 inscrições, os jurados Xirú Antunes, Robledo Martins e Fábio Peralta escolheram as seguintes composições:
cls

Em nota em seu instagram, Fabiano Rocha anuncia sua saída do Grupo Portal Gaúcho

Usando sua rede social “instagram”, Fabiano Rocha do Grupo Portal Gaúcho anunciou seu desligamento do grupo. Natural de Campo Largo, o guitarrista ainda não anunciou qual grupo ou banda fará parte.

Segue abaixo a nota de esclarecimento sobre o desligamento do guitarrista Fabiano Rocha ex-Portal Gaúcho.

 

“Vim aqui por meio das redes sociais comunicar meu desligamento do Grupo Portal Gaúcho….

Foram 2 anos e 8 meses de muita dedicação e trabalho honesto e verdadeiro…Quero agradecer a todos que convivi e trabalhei. Grandes músicos com quem aprendi e somei, também com grande troca de experiências, por todos os amigos que fiz dá técnica aqueles que começaram e não estão mais….e aqueles que trabalham até hoje o meu muito obrigado pela parceria pois sem vocês nada acontece .. Motora grande parceiro….Aos proprietários do portal Gaúcho Jocemar, Ismael e seus familiares …obrigado por confiarem em meu trabalho e por tudo que vcs fizeram por mim…. Agradeço a todos os que me abriram as portas dos clubes aonde passei…Enfim em resumo Gratidão a todos que me proporcionaram mostrar meu trabalho o qual amo fazer… Dedico esses a meus pais ” Dª Silvana e Sr José (in memorian) que me ensinaram a honestidade e a dignidade como filosofia de vida e a ser grato a todos aqueles que me ajudaram .. agradeço a todos de coração obrigado aos fãs e a todos que me acolheram …Logo novidades e nos encontramos pela esses estradas e palcos dá vida..”  ( Fabiano Rocha via Instagram)

 

Fonte: https://www.guapos.com.br/2014/17042017-em-nota-em-seu-instagram-fabiano-rocha-anuncia-sua-saida-do-grupo-portal-gaucho/

Escolhidas as composições que irão participar da 17ª Sapecada da Serra Catarinense

A noite de sexta-feira (14), no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado, foi de definição das 16 obras que irão disputar a décima sétima edição da Sapecada da Serra Catarinense. O Festival está programado para o dia 11 de junho, durante a 29ª Festa Nacional do Pinhão. A comissão julgadora, após pré-selecionar 50 composições na quinta-feira (13), de um total de 159, definiu a lista com as escolhidas. Confira:

 

1- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: BAITO

AUTOR DA LETRA: FELIPE SILVEIRA

AUTOR DA MÚSICA: ARTHUR BOSCATO

RITMO: RANCHEIRA

 

2- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: BATIZANDO “OS TARRO”

AUTOR DA LETRA: GILSON AGUIAR

AUTOR DA MÚSICA: MARCELO DONATO

RITMO: RANCHEIRA

 

3- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: BOLADA

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: RENAN NETTO

RITMO: RASGUIDO DOBLE

 

4- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: COCHO DE SAL

AUTOR DA LETRA: RAMIRO AMORIM

AUTOR DA MÚSICA: ALBERTO VENTURA NETO

RITMO: VANEIRA

 

5- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: CONTESTANDO

AUTOR DA LETRA: MARCUS LEOBET, ANDRÉ ALFREDO COELHO, FELIPE SILVEIRA, ARTHUR BOSCATO

AUTOR DA MÚSICA: ARTHUR BOSCATO, ANDRÉ ALFREDO COELHO E FELIPE SILVEIRA

RITMO: MILONGA

 

6- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: COTIDIANO

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: ANDRÉ ALFREDO COELHO

RITMO: MILONGA

 

7- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: DA VIDA SIMPLES DE CAMPO

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: CONRADO BACH NETO JR.

RITMO: MILONGA CANÇÃO

 

8- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: FLOR DO BEM QUERER

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: DANIEL SILVA

RITMO: VALSA

 

9- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: MADRINHEIRO DE TROPA

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: RENATO ALUISIO GOMES

RITMO: CHAMARRA

 

10- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: MEMORIAIS DA NOSSA ORIGEM

AUTOR DA LETRA: IRADI CHAVES RODRIGUES

AUTOR DA MÚSICA: DANIEL SILVA

RITMO:TOADA

 

11- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: MOÇA

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: KIKO GOULART

RITMO: MILONGA/MALAMBO

 

12- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: NA DOMA

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: ÍNDIO RIBEIRO

RITMO: POLCA

 

13- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: NO MEU PAÍS

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: ÍNDIO RIBEIRO

RITMO: MILONGA

 

14- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: O CORREDOR E SEUS ASSOMBROS

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: ZETTI GAUDÉRIA

RITMO: MILONGA

 

15- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: RELATO DE DON RAMOS

AUTOR DA LETRA E MÚSICA: ALEXANDRE RAMOS

RITMO: CHAMARRA

 

16- TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: TROPEIRO DAS LAGENS

AUTOR DA LETRA: IRADI CHAVES RODRIGUES

AUTOR DA MÚSICA: JONES ANDREI VIEIRA

RITMO: TOADA

Além das 16 músicas classificadas pelo corpo de jurados, ficam mais quatro na condição de suplentes. Isto está previsto no regulamento e ocorre caso se registre alguma desistência, plágio ou que se conste que não é uma obra inédita.

Na manhã deste sábado (15) os jurados voltam à sede do Barbicacho Colorado para então, selecionar as 16 composições que farão parte da 25ª Sapecada da Canção Nativa.

Thomas Machado canta, encanta e ensina dança gaúcha no palco do “Encontro com Fátima Bernardes”

O gauchinho Thomas Machado está vivendo momentos de estrelato desde que ganhou o The Voice Kids. Com uma agenda de fazer inveja a cantores consagrados, o menino de nove anos cumpriu nesta manhã mais um compromisso profissional digno de gente grande. O pequeno astro foi um dos convidados especiais do programa Encontro com Fátima Bernardes.

O gauchinho Thomas Machado está vivendo momentos de estrelato desde que ganhou o The Voice Kids. Com uma agenda de fazer inveja a cantores consagrados, o menino de nove anos cumpriu nesta manhã mais um compromisso profissional digno de gente grande. O pequeno astro foi um dos convidados especiais do programa Encontro com Fátima Bernardes.

Logo depois de Fátima anunciar as atrações do programa, Thomas foi chamado para dar início à atração, com toda a sua fofura e talento que o público do The Voice Kids já conhece. Entre uma entrevista e outra com o elenco da nova novela das 21h, A Força do Querer, o guri de Estância Velha soltou a voz e impressionou plateia e convidados.

Na hora da entrevista com Fátima Bernardes, Thomas falou pouco, talvez por um misto de timidez e cansaço. Afinal, em menos de 24 horas, o menino virou celebridade, é disputado por veículos de imprensa, programas de tevê e conquistou uma legião de fãs. Para alguém que tem apenas nove anos, é muita coisa, né?

Ao vivo no palco do Encontro, o gauchinho cantou “Planeta Água”, música de sua apresentação individual na finalíssima do The Voice Kids, mas desta vez com direito a um coro reforçado por Isis Valverde, Marco Pigossi e Fiuk.

Além de cantar, Thomas mostrou que também é um aspirante a dançarino. Ele até ensinou Fátima Bernardes alguns passos da dança gaúcha. E assim, o palco do Encontro firou um verdadeiro CTG por alguns minutos, com um legítimo (e fofíssimo) representante das tradições do Rio Grande do Sul.

Thomas Machado encerrou o programa com “Asa Branca”, clássico de Luiz Gonzaga. Sob os olhares de Fátima e seus convidados, o gauchinho embalou o programa matinal com muita graça e talento.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2017/04/thomas-machado-canta-encanta-e-ensina-danca-gaucha-no-palco-do-encontro-com-fatima-bernardes-9763008.html